Detalhes

Autor

Fábio Domingues

Curso

Licenciatura em Informática

Ano

2016

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é o estudo e desenvolvimento de uma aplicaçãomóvel para jogar o totobola.O totobola é um jogo de apostas desportivas baseado em prognósticos para resultadosde jogos de futebol. São 13 jogos para os quais se procura acertar num dos resultadospossíveis: vitória, empate ou derrota da equipa visitada e um 14.0 jogo, denominado "Super14", no qual se prognosticam os golos marcados por cada uma das duas equipas: zero "O", um"l" ou mais golos "M".As aplicações moveis para gerir as apostas nos jogos sociais do estado, onde se incluio totobola, assentam as suas funcionalidades, essencialmente, na geração de chaves aleatóriase na capacidade dos dispositivos moveis acederem á intemet para consulta de resultados,chave sorteada e ocorrência de prémios. A aplicação oficial, a distribuída pelo departamentode jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), é a única que permite registar asapostas Gogar), se o apostador estiver registado e tiver conta com saldo suficiente para cobriro custo das apostas. O totobola não consta, ainda, nestas aplicações incluindo a oficial que,por enquanto, só permite jogar no euromilhões, totoloto e joker.A aplicação desenvolvida no âmbito deste trabalho, apresenta, entre outras, afuncionalidade de fazer desdobramentos de apostas para o totobola em conformidade com osistema reduzido escolhido do conjunto de sistemas que a aplicação disponibiliza, e, comoinovações! A transferência direta das apostas para outra aplicação, instalada num outrodispositivo eletrónico, fazendo uso da tecnologia de comunicação Bluetooth, e a possibilidadede codificar as apostas utilizando o código matricial QR code, para serem lidas por um leitorde códigos ou por uma aplicação leitora de códigos. A existência destas funcionalidades,Bluetooth e capacidade de leitura de QR codes, nos terminais de apostas dispostos nosmediadores dos jogos da SCML, permitiria ao apostador usar esta aplicação no seusmartphone, em vez do boletim em papel, para jogar, e manter o anonimato, evitando oregisto, e dispensando a abertura e manutenção de conta, requisitos que a aplicação oficialexige.

Palavras chaves